Alimentação Infantil

Uma alimentação saudável é essencial em nossas vidas, e é primordial durante as diferentes fases de desenvolvimento das crianças. Em cada estágio, desde bebê e até a adolescência, o corpo necessita de nutrientes variados que auxiliarão no amadurecimento das funções motoras, sensoriais e de crescimento. Temos algumas dicas gerais que contribuem para hábitos positivos na alimentação infantil e que contribuem para o bem-estar do corpo e da mente.

6 MESES A 2 ANOS
Fase de introdução de alimentos variados juntamente com o aleitamento materno;
Incentivar a mastigação;
Apresentar um alimento novo de 8 a 10 vezes;
Não se deve castigar ou oferecer prêmios por comer;
Dar água no intervalos das refeições.
Não apresentar alimentos com açúcar.
Criar o hábito de realizar as refeições na mesa junto com a família.

2 A 6 ANOS
Fase de diminuição no ritmo de crescimento, consequentemente, das necessidades nutricionais e do apetite da criança;
Estabelecer horários para que a criança se habitue com os intervalos e sinta fome na próxima refeição.
Não substituir o almoço/jantar por leite ou produtos lácteos;
Quando houver repetidas recusas da criança com relação a um alimento, deve-se mudar a forma de preparo e fazer uma nova tentativa em outra refeição.

6 A 12 ANOS
Fase de crescimento constante e o ganho de peso proporcionalmente maior;
Importante a colaboração da família e que sigam o mesmo padrão de alimentação, facilitando a adaptação nas refeições escolares.

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