Conteúdos Santa Casa de Diadema

Novembro Azul - Prevenção e Recuperação do Câncer de Próstata

A Importância do Novembro Azul

O Novembro Azul é um mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que, anualmente, cerca de 65 mil novos casos são diagnosticados no país. A boa notícia é que quando detectado precocemente, as chances de cura são altas.

Prevenção e Detecção Precoce
A prevenção começa com a informação. Homens a partir dos 50 anos, ou 45 se houver histórico familiar, devem realizar exames anuais, como o PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal. O diagnóstico precoce é crucial, pois, de acordo com o INCA, quando o câncer de próstata é detectado em estágio inicial, a taxa de sobrevida chega a 90%.

Fisioterapia no Pós-Operatório
Após o tratamento cirúrgico, a recuperação é uma fase fundamental. É aí que a fisioterapia entra em cena. Segundo a Sociedade Brasileira de Fisioterapia Uroginecológica (SBU), essa especialidade auxilia na reabilitação da função da próstata e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida do paciente.

Reabilitação e Qualidade de Vida
A fisioterapia ajuda a minimizar efeitos colaterais, como a incontinência urinária e a disfunção erétil, comuns após a cirurgia de próstata. Ela oferece exercícios específicos para fortalecer os músculos do assoalho pélvico e técnicas que promovem a recuperação da função sexual, tornando o processo pós-operatório menos desafiador.

Na Santa Casa de Diadema, contamos com uma equipe de profissionais altamente especializados em Fisioterapia Uroginecológica. Estamos dedicados a oferecer suporte aos nossos pacientes durante o desafiador período pós-operatório do câncer de próstata, visando facilitar sua readaptação. Por meio de exercícios direcionados e equipamentos específicos, mas, sobretudo, com uma abordagem ética e atendimento humanizado, temos a satisfação de testemunhar a notável evolução no tratamento e bem-estar geral dessas pessoas. Nosso compromisso é proporcionar o melhor cuidado possível para cada paciente que confia em nossa equipe.

Neste Novembro Azul, é essencial compreender a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Dados do INCA nos alertam para a relevância dessas medidas na luta contra essa doença. Além disso, a fisioterapia desempenha um papel fundamental na reabilitação pós-cirúrgica, contribuindo significativamente para uma melhor qualidade de vida dos pacientes. Portanto, não deixe de cuidar da sua saúde e buscar apoio profissional quando necessário. A informação e a prevenção são nossos maiores aliados na proteção da saúde masculina.

Palavras-chave de SEO: Novembro Azul, câncer de próstata, prevenção, detecção precoce, fisioterapia, pós-operatório, qualidade de vida, INCA, SBU, Santa Casa de Diadema.