ACOLHIMENTO ESCOLAR: O que Vamos Dialogar?
O acolhimento escolar é uma necessidade constante em qualquer instituição de ensino. Quero abordar dois pontos importantes: o impacto da vida das crianças fora da escola e a prática de uma postura acolhedora dentro dela.
A Importância de Criar um Ambiente Convidativo
Primeiramente, é crucial que a escola ofereça às crianças a oportunidade de vivenciar uma variedade de experiências reais, imediatas, diversificadas e globais. Devemos garantir um ambiente escolar que permita às crianças planejar, executar, interagir e brincar, tanto dentro quanto fora das atividades programadas. Isso inclui momentos como o almoço, o descanso, o lanche, as idas ao banheiro, além das brincadeiras livres em espaços fechados e ao ar livre.
A Importância de Criar um Ambiente Convidativo
Primeiramente, é crucial que a escola ofereça às crianças a oportunidade de vivenciar uma variedade de experiências reais, imediatas, diversificadas e globais. Devemos garantir um ambiente escolar que permita às crianças planejar, executar, interagir e brincar, tanto dentro quanto fora das atividades programadas. Isso inclui momentos como o almoço, o descanso, o lanche, as idas ao banheiro, além das brincadeiras livres em espaços fechados e ao ar livre.
Vivências Abertas e Complexas: O Papel da Escola
O ambiente escolar deve ser constantemente adaptado para acolher não apenas as crianças, mas também suas famílias e bebês. Acolher as crianças vai além de criar uma simples ambientação; trata-se de entender como elas entram e saem da escola, como se comportam no dia a dia, quais relações estabelecem e como desenvolvem habilidades lógicas e simbólicas.
Acolhimento Personalizado: O Papel do Professor
O papel do professor é fundamental nesse processo de acolhimento personalizado, levando em conta as emoções das crianças e de suas famílias, tanto durante o período de ambientação quanto após ele.
Acolhimento e experiências pedagógicas, assim como acolhimento e desenvolvimento infantil, são conceitos inseparáveis e essenciais para o processo educativo. Isso envolve confiar na capacidade das crianças de aprender e nas relações interpessoais.
Ambiente Preparado: Estímulos e Confiança
Ao preparar o ambiente, os tempos, os materiais, os objetos e os brinquedos, estamos expondo as crianças a estímulos precisos e transmitindo sinais que elas reconhecem do seu cotidiano familiar.
Um ambiente acolhedor não apenas inspira confiança nas crianças, mas também ajuda as famílias a entender melhor o papel dos adultos na escola.
Referência Bibliográfica:
Coleção de Professores – "Diário do Acolhimento na Escola da Infância" por Gianfranco Staccioli.