Conteúdos Santa Casa de Diadema

ACOLHIMENTO ESCOLAR: O que Vamos Dialogar?

2024-02-12 13:16
ACOLHIMENTO ESCOLAR: O que Vamos Dialogar?
O acolhimento escolar é uma necessidade constante em qualquer instituição de ensino. Quero abordar dois pontos importantes: o impacto da vida das crianças fora da escola e a prática de uma postura acolhedora dentro dela.

A Importância de Criar um Ambiente Convidativo

Primeiramente, é crucial que a escola ofereça às crianças a oportunidade de vivenciar uma variedade de experiências reais, imediatas, diversificadas e globais. Devemos garantir um ambiente escolar que permita às crianças planejar, executar, interagir e brincar, tanto dentro quanto fora das atividades programadas. Isso inclui momentos como o almoço, o descanso, o lanche, as idas ao banheiro, além das brincadeiras livres em espaços fechados e ao ar livre.


Vivências Abertas e Complexas: O Papel da Escola

O ambiente escolar deve ser constantemente adaptado para acolher não apenas as crianças, mas também suas famílias e bebês. Acolher as crianças vai além de criar uma simples ambientação; trata-se de entender como elas entram e saem da escola, como se comportam no dia a dia, quais relações estabelecem e como desenvolvem habilidades lógicas e simbólicas.

Acolhimento Personalizado: O Papel do Professor

O papel do professor é fundamental nesse processo de acolhimento personalizado, levando em conta as emoções das crianças e de suas famílias, tanto durante o período de ambientação quanto após ele.

Acolhimento e experiências pedagógicas, assim como acolhimento e desenvolvimento infantil, são conceitos inseparáveis e essenciais para o processo educativo. Isso envolve confiar na capacidade das crianças de aprender e nas relações interpessoais.

Ambiente Preparado: Estímulos e Confiança

Ao preparar o ambiente, os tempos, os materiais, os objetos e os brinquedos, estamos expondo as crianças a estímulos precisos e transmitindo sinais que elas reconhecem do seu cotidiano familiar.

Um ambiente acolhedor não apenas inspira confiança nas crianças, mas também ajuda as famílias a entender melhor o papel dos adultos na escola.


Referência Bibliográfica:

Coleção de Professores – "Diário do Acolhimento na Escola da Infância" por Gianfranco Staccioli.