Conteúdos Santa Casa de Diadema

Fisioterapia no Tratamento do Câncer

A Fisioterapia desempenha um papel fundamental no tratamento do câncer, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes em diversas fases da jornada oncológica. Este ramo da fisioterapia, conhecido como fisioterapia oncológica, é especializado em abordar as necessidades físicas, funcionais e emocionais dos indivíduos afetados pelo câncer. Aqui estão alguns aspectos essenciais da fisioterapia no tratamento do câncer:

1. Reabilitação Pós-Cirúrgica:

A fisioterapia desempenha um papel crucial no pós-operatório, ajudando os pacientes a recuperar a mobilidade e a função após cirurgias. Isso inclui intervenções para minimizar complicações, melhorar a amplitude de movimento e reduzir a dor.

2. Manejo da Fadiga:

Pacientes em tratamento oncológico frequentemente enfrentam fadiga intensa. A fisioterapia desenvolve programas de exercícios adaptados para combater a fadiga, melhorar a resistência e promover a energia.

3. Preservação da Função Muscular:

Durante tratamentos como quimioterapia e radioterapia, a fisioterapia foca em preservar a função muscular e articular. Isso pode incluir exercícios específicos e técnicas de alongamento.

4. Controle de Linfedema:

A fisioterapia é crucial no controle e prevenção do linfedema, um inchaço causado por danos ao sistema linfático, comum em pacientes que passaram por cirurgias para remoção de linfonodos.

5. Melhoria da Qualidade de Vida:

Além dos aspectos físicos, a fisioterapia aborda as necessidades emocionais e sociais dos pacientes, contribuindo para uma melhor qualidade de vida global.

6. Exercício Adaptado:

A fisioterapia prescreve programas de exercícios adaptados às condições e necessidades específicas de cada paciente, promovendo a manutenção da função física e aliviando possíveis efeitos colaterais do tratamento.

7. Suporte Respiratório:

Em casos de cânceres que afetam o sistema respiratório, a fisioterapia respiratória é crucial para melhorar a função pulmonar, promover a expansão pulmonar e ajudar na remoção de secreções.

8. Abordagem Multidisciplinar:

A fisioterapia oncológica colabora estreitamente com outros profissionais de saúde, como oncologistas, enfermeiros e psicólogos, para proporcionar um cuidado integrado e abrangente.

Em resumo, a fisioterapia desempenha um papel integral no suporte ao tratamento do câncer, proporcionando alívio, reabilitação e melhoria da qualidade de vida para os pacientes. A abordagem personalizada e multidisciplinar faz da fisioterapia uma componente essencial na jornada de enfrentamento ao câncer.

#FisioterapiaSantaCasaDeDiadema

#Prevençãodocâncerdemama